domingo, 27 de setembro de 2009

Cataratas do Paraíso


Uma das atrações turísticas mais populares é, sem dúvida sobre a Venezuela Angel Falls, embora alguns chamam de forma diferente, como o filme UP! Pixar, onde é chamado Paradise Falls, refere-se a "Kerepakupai-meru" (em Pemon), a maior cachoeira do mundo, com quase 1 km de altura.
A viagem demorou 4 dias, saindo de Valência para Puerto Ordaz, depois de aqui ter a viagem a Canaima. Os últimos 3 dias são parte de um pacote turístico, reservado com antecedência.
Visite a nossa Galeria de Fotos
Dia 1. Puerto Ordaz. Momentos antes do pouso você pode ver os rios que circundam esta cidade fascinante, do Orinoco e Caroni. Chegamos em Puerto Ordaz até o final da manhã. O hotel onde o livro, para este primeiro dia é o Best Western Mara Inn, é exatamente em frente ao aeroporto. Eles têm vans para você e te leva para o aeroporto para o hotel na rua Guiana.
Deixamos a bagagem e se preparava para ir almoçar e conhecer alguns parques. Já com a câmera pronta, fomos para o parque da garoa. Foi uma quinta-feira e da quantidade de turistas, o parque foi pouco. Dedicamo-nos a visita ao parque, sem idéia niguno ou guia para os locais onde estavam, sinalizando não nos ajudou muito, o calor ea umidade são muito fortes ea fome começou a estar presente. Então chegamos ao momento em que vemos a majestade da natureza que nos faz saber como somos pequenos, nós chegamos no Mirador del Salto a garoa com tempo para tirar fotos com. Poucas cidades oferecem um contraste de urbanidade e da natureza tão perto como nós podemos mover-se da área industrial para a tranqüilidade do parque rodeado por rios.

Animação

D.Dinis


O rei D. Dinis foi o sexto rei da Primeira Dinastia, chamada Afonsina porque começou com o D. Afonso Henriques. Este rei governou em Portugal de 1279 a 1325. Reinar 46 anos é muito tempo! A esperança de vida nesta época era mais ou menos de 50 anos...
"D. Dinis fez tudo o que quis", é uma expressão muito verdadeira. Começou a reinar com 18 anos e era muito responsável, pois foi educado desde sempre para governar.
Uma das primeiras coisas que fez foi instaurar as chamadas Inquirições (não confundir com a Inquisição!). Esta medida não deixou o clero e a nobreza nada felizes, mas o rei não se importou.
Cada rei tinha um cognome, uma espécie de alcunha pela qual ficavam conhecidos. D. Dinis era "O Lavrador".
Era assim chamado por duas razões:
1. Desenvolveu a agricultura, dando terras para cultivar a quem não as tinha (mas apenas se as trabalhassem) e por transformar zonas de pântanos em terras próprias para a agricultura.
2. Mandou plantar o famoso pinhal de Leiria. Aliás, a verdade é que apenas substituiu os pinheiros mansos que já existiam por pinheiros bravos, de melhor crescimento e raízes mais fortes. Assim preveniu a erosão.
Para aumentar o comércio, D. Dinis promoveu as feiras francas, onde os comerciantes não pagavam determinados impostos. Por exemplo, não pagavam portagens, que já na altura eram caras.
Também ajudou a incentivar o comércio com outros países e protegeu a exportação para a Europa de produtos agrícolas, peixe e sal (que tínhamos muito), em troca de tecidos.
as ordens religiosas militares passaram a depender do rei, e foram substituídas pela Ordem de Cristo, que depois seria muito importante nos Descobrimentos.
Na cultura também foi um dos reis que se distinguiu mais. Além de ser poeta, protegia os nossos escritores e fazia com que se guardassem todos os seus escritos no Estudo Geral de Lisboa.
Por outro lado, fundou a Universidade de Coimbra, que foi durante muitos anos a única em Portugal! Foi a partir do seu reinado que todos os documentos passaram a ser escritos em português. Sabias que antes era tudo escrito em latim?
D. Dinis foi muito inovador. Infelizmente nem todos concordavam com as suas ideias o que levou a algumas guerras com o irmão, o rei de Castela, e mesmo com o seu filho mais velho.
Quem tentava sempre acabar com estes problemas era a rainha Santa Isabel, uma mulher muito religiosa e que se dedicava a ajudar os pobres e os inocentes. Dizia-se que fazia milagres, dos quais o Milagre das Rosas é o mais conhecido.
D. Dinis nasceu em Santarém, em 1261, e morreu na mesma cidade em 1325. Foi sepultado no Mosteiro de Odivelas. Era filho de D. Afonso III e de D. Beatriz.
Casou com D. Isabel de Aragão (um reino de Espanha) e teve dois filhos: D. Constança e D. Afonso, que veio a ser D. Afonso IV.

domingo, 13 de setembro de 2009

Tempo de Mudança


A meteorologia está a mudar: mais ondas de calor, mais vagas de frio, secas prolongadas, nível do mar a subir – e isto tudo por causa do aumento da temperatura no Planeta
O planeta Terra está cada vez mais quente, por causa do Homem. Com mais automóveis e mais fábricas, entre outras coisas, o número de gases que poluem o ar aumentou e formou-se uma espécie de «capacete» à voltado Planeta, que faz com que a temperatura aumente. Este fenómeno é conhecido por efeito de estufa. O ano passado, 2005, foi o mais quente em Portugal desde que há registos. O nosso país é um dos mais afectados na Europa pelas mudanças climáticas. E, se os níveis mundiais de poluição não diminuírem, a situação só vai piorar. Fica a conhecer os efeitos do aumento de temperatura, segundo os cientistas.

Receita da Hungria-Bavaroise de Frutos Silvestres


Ingredientes:
Frutos Silvestres
300 Gramas de açúcar
4 Folhas de gelatina
4 Folhas de gelatina vermelha
4 DI de natas


Modo de preparação
Leve o açúcar a ferver num tacho com 2dl de água.Triture os frutos silvestres já bem lavados para obter um poré,reservando alguens inteiros para decorar.
Quando a calda começar a ficar no ponto,junte a gelatina,previamente demolhada em água fria e escorrida.Assim que a gelatina estiver bem dissolvida,acrescente o poré e retire do lume.Deixe arrefecer e junte as natas batidas,envolvendo-as e não batendo,para incorporar.Deite a mistura numa forma de pudim passada por água fria e leve ao figorifíco.Passadas umas horas,desenforme enfeite com chantilly e frutos silvestres.