quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lobo Ibérico


O lobo ibérico é uma das várias subespécies de lobos que existem. Tem este nome porque habita nas zonas altas da Península Ibérica (Portugal e Espanha)
O lobo é um animal da família do cão. É o maior dos canídeos. Mede cerca de 70 centímetros e pesa entre 25 a 40 kg. As lobas são um pouco mais gordinhas.
É um animal musculado, com uma grande cabeça, os membros são compridos e as patas muito volumosas. Geralmente, os seus olhos são cor de mel ou "amarelos", como alguns dizem.
As orelhas são triangulares, pequenas mas muito rijas. A cauda do lobo é muito peluda e fofinha.
O seu pêlo tem muitas cores, que estão todas misturadas: branco, negro, cinzento, grisalho, ocre e castanho.
Sabias que o pêlo do lobo se altera conforme a altura do ano?
No Inverno, é mais peludo (para combater melhor o frio). No Verão, o lobo ibérico tem menos pêlo e este é mais curtinho (assim suportam melhor o calor!).
Têm todos os sentidos muito apurados, são muito inteligentes e são pais muito cuidadosos, pois tratam muito bem dos seus filhotes.
Vivem em grupos que se chamam alcateias. Os lobinhos são muito brincalhões, mas é tudo para aprender a "ser lobo". E logo nessa altura se nota quem vai ser o próximo chefe do grupo!
Os lobos alimentam-se de carne, por isso, são animais carnívoros. Comem javalis, lebres, coelhos, etc.
Quando não encontram comida, sentem muita fome e não têm outra alternativa se não atacar os rebanhos. Por isso é que o Homem combate este animal.
Mas, lembra-te, o lobo só ataca porque tem fome! Normalmente, os lobos têm muito medo do Homem e evitam-no mesmo!
Sabias que também gostam de comer vegetais? Comem erva, amoras e figos. Que gulosos!
E sabias que os lobos adoram tomar banho?
Os lobos uivam para reunir a alcateia e para chamar os filhos. Os lobinhos aprendem a uivar com os seus pais. Os lobos reconhecem o uivar dos seus filhotes até seis quilómetros de distância!
O habitat natural do lobo (local onde gostam de viver) são as florestas, as matas e os matagais. Fazem a sua toca entre as raízes das árvores, debaixo das rochas ou em grutas.
Em Portugal há entre 150 a 200 lobos ibéricos. Vivem nos distritos do norte e do centro de Portugal. Mas nem sempre foi assim. No século XIX, havia muitos mais.
O Homem foi destruindo e colocando em rebanhos muitos dos animais que este comia.
Assim sendo, o lobo teve necessidade de ir para mais perto do Homem para se alimentar.
O Homem começou então a matar os lobos para que estes não atacassem os animais domésticos.
Esta prática, hoje em dia está mais ou menos controlada, mas o lobo muitas vezes leva com as culpas das acções dos cães selvagens, que não têm medo do Homem nem de atacar os seus animais!
O lobo Ibérico é uma espécie animal em vias de extinção e, como tal, é protegida por lei. Há diversos locais em Portugal que se dedicam à conservação e defesa do lobo Ibérico.
E, já agora, não tenhas medo do lobo mau!

Sem comentários:

Enviar um comentário