Os Templários, ou Cavaleiros do Templo, foram uma ordem militar e religiosa fundada em Jerusalém, por volta de 1119-1120, para proteger os peregrinos que viajavam para a Terra Santa.
Apesar de serem religiosos, eram cavaleiros e por isso tiveram um papel muito importante durante as Cruzadas dos séculos XII e XIII.
Tudo começou com um grupo de cavaleiros franceses, liderado por Hugues de Payens. E por que são c que as suas primeiras instalações foram num templo com o nome de "Templo de Salomão", muito importante, em Jerusalém, e que lhes foi dado pelo rei Balduíno II.
Sabias que durante muito tempo foram os europeus que governaram Jerusalém? Balduíno II era um rei católico do século XII.
O dever destes cavaleiros era ajudar o próximo, por isso faziam votos de pobreza e castidade. Desta forma não deveriam cair em qualquer tipo de tentação.
Desde o início, os Templários foram desobrigados de obedecer aos reis. Assim tinham de agir segundo os interesses egoístas dos monarcas.
Dentro da Ordem existiam vários tipos de pessoas: os criados, os capelões, os sargentos e os cavaleiros propriamente ditos, que vestiam capas brancas com cruzes vermelhas.hamados Cavaleiros do Templo?
É que as suas primeiras instalações foram num templo com o nome de "Templo de Salomão", muito importante, em Jerusalém, e que lhes foi dado pelo rei Balduíno II.
Sabias que durante muito tempo foram os europeus que governaram Jerusalém? Balduíno II era um rei católico do século XII.
O dever destes cavaleiros era ajudar o próximo, por isso faziam votos de pobreza e castidade. Desta forma não deveriam cair em qualquer tipo de tentação.
Desde o início, os Templários foram desobrigados de obedecer aos reis. Assim tinham de agir segundo os interesses egoístas dos monarcas.
Dentro da Ordem existiam vários tipos de pessoas: os criados, os capelões, os sargentos e os cavaleiros propriamente ditos, que vestiam capas brancas com cruzes vermelhas.
Em 1139, passaram a ser protegidos pelo papa e tinham que obedecer às suas ordens. As normas da Ordem eram secretas e só conhecidas, na totalidade, pelo comandante (o grão-mestre) e pelo papa.
Ao entrar para a ordem, o novato conhecia só uma parte das regras e, à medida que ia sendo promovido (sempre em batalha), tinha acesso a mais conhecimentos.
Para ser promovido, o membro da ordem passava por vários rituais secretos. Sabias que foi essa estrutura que permitiu, mais tarde, à Ordem de Cristo (portuguesa) manter secreto os conhecimentos de navegação no Atlântico?
Os Templários cresceram muito internacionalmente e apoiavam todos os países que participavam nas cruzadas.No século XVIII a ordem já tinha mais de 20 mil cavaleiros!
Apesar do voto de pobreza, a ordem dos Templários acumulou uma grande riqueza.
Inicialmente, veio de oferendas caridosas dos reis e nobres europeus, mas mais tarde passou a vir de vários negócios, o que permitiu à ordem tornar-se um banqueiro da Europa.
No século XIV, o poder e riqueza dos Templários já era tão grande que provocava inveja a alguns reis.
Aliás, terá sido esse o motivo que levou Filipe IV de França, com a ajuda do papa Clemente V, a acabar de vez com a ordem em 1314.
Claro que não acabaram com a ordem só por "capricho". Para se conseguir acabar com um poder tão grande era preciso que o povo deixasse de confiar na ordem. Por isso foi acusada de heresia (acção contrária à Igreja Católica).
Se é verdade ou não, ninguém sabe.A verdade é que depois de se acabar com a ordem, as suas propriedades foram divididas entre os seus maiores rivais, os Hospitalários (outra ordem semelhante), e por vários reis europeus.
Em Portugal, os Templários tiveram um papel muito importante durante toda a História do reino. Instalaram-se pouco depois da sua
fundação, participando no combate aos mouros da Península.
Como recompensa pelos seus serviços foram-lhes doados diversos territórios, entre eles Tomar, onde estabeleceram a sua sede no Convento de Cristo.
Sabias que fundaram, em 1170, o pequeno castelo de Almourol, no meio do rio Tejo?Tiveram também uma acção significativa na defesa e no povoamento de vastas regiões do reino, que então se estendia para sul.
Quando começaram as perseguições à ordem dos Templários, os reinos peninsulares de Castela, Leão e Portugal, não os consideraram culpados de heresia.
No entanto, como os reis não podiam ir contra o papa, a ordem acabou por ser abolida, em Portugal, em 1312.
Mesmo assim, nem tudo acabou.Em 1319, com a ajuda de D.Dinis, foi criada ao Ordem de Cristo (que também usava uma cruz vermelha sobre um manto branco), para onde foram transferidos todos os bens da anterior ordem.
Fazendo sede no Convento de Cristo, a nova ordem ainda fez muita História em Portugal. Uma das suas principais aventuras foi os Descobrimentos portugueses, com a ajuda do Infante D. Henrique, mas isso contamos-te mais tarde...
site junior