terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A fabrica dos Brinquedos


Há muito, muito tempo, viveu um homem muito grande e forte mas também muito velhinho. As barbas brancas quase lhe tocavam no peito e o seu cabelo comprido estava em desalinho. Um dia, Nicolau - assim se chamava ele - sentou-se ao pé da janela a meditar. A certa altura, olhou através da vidraça: lá fora nevava. Era Inverno! Os vários pinheiros do seu jardim estavam cobertos de um manto espesso e branco. Porém, umas pegadas na neve despertaram-lhe a atenção. Um pouco mais adiante, estava um mendigo. Esse pobre homem, que era um sem-abrigo, estava mal agasalhado, descalço e sozinho. Noel, que tinha um coração de ouro, abriu a janela e chamou-o:- Vem cá, homem! Onde é a tua casa?
- Ah! A minha casa?! Eu não tenho casa.
- E a tua família?- Oh! Esses…nunca os conheci. Vivia com a minha avó, mas ontem ela morreu, não aguentou o frio deste Inverno…- Meu Deus! Mas, que vida tão triste a tua! E agora?! Com quem vives? Sozinho?- Sim, agora vivo sozinho.- Mas… e ... e não tens frio, mal agasalhado e descalço? Bem que precisas de um par de sapatos, de uma camisola e de um casaco! Vou pedir à minha mulher que te faça uma camisola e vou fazer-te eu próprio um par de sapatos! E sabes que mais? Se quiseres colaborar comigo!- Oh! Muito obrigado, senhor. Que devo fazer para colaborar consigo?- Eu vou explicar tudo: a minha mulher andava a dizer-me que eu precisava de um trabalho para me entreter. Eu fiquei um bocado confuso: como poderia eu arranjar um emprego de um dia para o outro? E então, quando te vi, lembrei-me imediatamente de um bom passatempo para nós os dois! E até fazíamos uma boa acção e tudo! A minha ideia era construirmos uma fábrica de brinquedos onde trabalharíamos todo o ano para obtermos os melhores e mais bonitos presentes para oferecermos aos meninos bem comportados no final do ano. Podíamos também dar um nome à data de entregar as prendas. Hummm, pode ser NATAL, em honra da minha mulher Natália. - O senhor, isto é, o Nicolau tem ideias fabulosas! Para mim o senhor é um verdadeiro santo! - Oh! Oh! Oh! Não sou nada! Sou apenas o Pai Natal! É um bom nome para quem inventa o NATAL! No NATAL, todas as prendas devem estar prontas. Treinarei as minhas renas para grandes viagens, prepararei o meu trenó e… já me estou a ver a cruzar os céus!!!!! Só tu poderás estar comigo no trenó, para levares o saco com as prendas! - Mas, Pai Natal, quando é que vai ser o NATAL? - Oh! Meu Deus! Não tinha pensado nisso! Mas, até pode ser no dia em que nasceu Jesus! Ele ficaria orgulhoso de nós! Portanto o NATAL é no dia 25 de Dezembro! É verdade, como te chamas meu amigo? - Chamo-me Cristóvão. - Muito bem, Cristóvão, vamos já contar tudo à minha mulher! Natália ficou encantada com a ideia do marido e prontificou-se logo a chamar todos os duendes empregados para ajudarem na construção da fábrica. Estes adoraram a ideia de passar a trabalhar numa fábrica e empenharam-se mais que nunca na sua construção. Em menos de cinco dias a fábrica estava pronta! Naquele ano todos os duendes tiveram de trabalhar em velocidade máxima, pois o NATAL estava à porta! Todos os dias a fábrica de brinquedos do Pai Natal recebia dezenas de cartas de todos os meninos e meninas do mundo, a encomendarem os seus presentes de NATAL. A todas as cartas o Pai Natal respondia dizendo que se portassem bem. E o prometido é devido: os duendes carregaram as prendas até ao trenó e Cristóvão pô-las no grande saco do Pai Natal.À meia-noite em ponto, o trenó cruzava o céu puxado pelas renas, carregando o saco dos presentes, o Pai Natal, e, claro, Cristóvão!Ainda hoje, sempre que é a noite de Natal, podemos ver o grande trenó com o Pai Natal e Cristóvão, se olharmos para o céu à meia-noite em ponto …

domingo, 15 de novembro de 2009

Algunsa conselhos para se proteger da GRIPE A (h1n1)v



CUIDADOS a ter no dia-a-dia




-Tenha um termómetro sempre á mão.




-Coloque lenços no bolso.

ACONSELHAMOS-LHE a




-Não usar adornos e relógios.



-Lavar as mãos frequentemente e com cuidado.




-Usar um lenço de papel quando espirrar e tossir



-Deitar fora os lenços usados no caixote do lixo




SE ES TIVER DOENTE NÃO SAIA Á RUA!


-Pode plorar.



-Pode transmitir ás pessoas


ESTEJA ATENTO AOS SINTOMAS!


Linha Saúde :
808 24 24 24




Rebordar os cuidados de higiene com:


-Brinquedos;teclados e ratos dos computadores;lápis e canetas;lancheira;telemóveis;puxador de portas;corrimões e superfícies.


-Limpar sempre o material utilizado.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Fernando Pessoa


Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo. Por ter vivido a maior parte de sua adolescência na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterónimos. A figura enigmática em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre as suas vida e obra, além do fato de ser o centro irradiador da heteronímia, auto-denominando o autor um "drama em gente".

Morreu de cirrose hepática aos 47 anos na mesma cidade onde nasceu, tendo a sua última frase sido escrita na língua inglesa: "I know not what tomorrow will bring... " ("Não sei o que o amanhã trará").

domingo, 11 de outubro de 2009

AMÉLIA EARHART


Família de Maria Amelia Earhart constou de seu pai, Edward, a mãe de Amy, Amélia e sua irmã Muriel. Amelia foi nomeado após suas duas avós, mas ela era chamada de "Meelie" Muriel porque quando era jovem, ela não poderia dizer "Amelia". O apelido ficou com ela durante toda a sua vida.
A família gostava relativos a história de sua bisavó. Quando ela tinha 2 1 / 2 anos, o pai levantou-a sobre seus ombros para ela ver George Washington passar.
Mãe de Amélia vieram de uma bem-fazer da família e quando os pais casados, a juíza Elizabeth, pai de Amy deu um dois totalmente mobiliados casa térrea para um presente de casamento.
Amelia foi ousado, mesmo quando ela era criança. Quando tinha sete anos de idade que queria montar um elefante, mas a mãe disse: "Não", mas permitiu a ela para montar uma roda-gigante em seu lugar.
Pouco tempo depois, Amélia, Muriel, e um menino vizinho, Ralphie construiu uma montanha-russa, que decorreu entre o início de um galpão de oito pés no chão. Seu tio Carl, a quem chamavam "Nicey", ajudou-os com ela. Amélia levou o primeiro passeio e senti como se estivesse "voando", mas quando sua mãe saiu e viu o que tinha feito, ela fez derrubá-la. Para compensar a perda de sua montanha-russa, seus pais deram-lhes um balanço do gramado, e tio Carl fez um merry-go-round para as meninas. Sua mãe fez ternos ginásio para eles usam e incentivou suas atividades tomboyish.
Amélia e sua irmã amava os animais, e feri-los quando eles viram os animais sendo abusados. Uma vez que ela se recusou a ter um pedaço de bolo para seu vizinho, o Sr. Oldham, porque tinha sido cruel com seu cavalo. Mãe entendido e não repreendê-la.
Amelia Quando tinha oito anos, seu pai foi oferecido um emprego em Des Moines, Iowa. A família andava a treinar durante uma tempestade terrível para fazer a jogada. Inundações causaram o comboio se mover muito lentamente. Amelia aprendeu com essa experiência para não entre em pânico em situações tensas. As meninas ficaram quase um ano em Atchison com seus avós enquanto seus pais olharam para casa apenas o direito de aluguel. Eles passaram muitas horas felizes brincando com seus primos. Eles especialmente apreciado imaginário "viagens" em um velho carro * armazenados no celeiro.
Que seu pai Natal deu-lhes uma .22-caliber rifle * que eles usaram para atirar os ratos que infestavam o celeiro. Otis avó pensou um rifle não era um presente adequado para duas meninas de sete e nove.
No verão de 1908 se mudou para Des Moines a viver com seus pais. As coisas correram bem durante um tempo, então o pai começou a beber. Eles experimentaram anos de vacas magras, porque ele era incapaz de manter um emprego. Sua mãe tinha herdado uma confiança que ajudou com as despesas.
Amelia fui para a faculdade em Toronto, Ontário, Canadá, mas logo abandonou para se tornar uma enfermeira voluntária e ajudar os soldados que estavam a ser ferido na Primeira Guerra Mundial Devido ao seu conhecimento de química, ela ajudou com as dietas e encontrou formas de fazer o melhor alimento para os soldados.
Após o fim da guerra, matriculou-se como um pré-estudante de medicina na Universidade de Columbia.
Em 1921, Amelia começou a tomar aulas de pilotagem de Neta Snook. Ela trabalhava em um escritório de telefone para pagar as aulas. Ela comprou seu primeiro avião daquele verão. Ela disse a Muriel, sua irmã, que ela poderia prever um dia, quando os cockpits dos aviões seriam cobertas, e os aviões seriam grandes o suficiente para carregar 10 ou 12 passageiros. Eles seriam até mesmo correr no horário dos comboios que fez.
Ela estabeleceu um recorde de altitude para as mulheres pelo seu avião voar tão alto quanto 14.000 pés.
Foi durante este tempo seus pais se divorciaram. Amelia vendeu seu avião, comprou um carro que chamou o Perigo Amarelo, e levou a mãe para Boston. Em Boston, ela teve um emprego como professor de Inglês para estudantes estrangeiros em um lugar chamado casa Denison. Ela também trabalhou como enfermeira visitante. Ela se mudou para a casa de Denison de trabalhar com as crianças lá. O noivo, Sam Chapman, objetou. Ela finalmente rompeu o noivado porque Sam se opunha a uma mulher a trabalhar depois do casamento. Amelia era independente demais para ele.
Ela conheceu George Palmer Putnam (conhecido como GP), seu futuro marido, quando ela estava se preparando para um vôo da América para a Inglaterra. Ela seria andar como passageiro nesta viagem, a primeira mulher a cruzar o Atlântico de avião. O avião foi chamado a amizade. A perna da viagem da Terra ao País de Gales levou 20 horas e 40 minutos. Mais tarde, quando ela escreveu um livro sobre a viagem, ela intitulou de "20 horas, 40 minutos, nosso vôo na amizade".
Além de suas realizações, a nação ficou impressionado com sua sinceridade, sua simplicidade de se vestir, e sua abstinência de bebidas alcoólicas. Uma vez que ela permitiu que o nome dela para ser usada em um anúncio de cigarro, embora ela não fumava. O fato de que seu nome foi associado com cigarros danificado sua reputação um pouco.
Ela e outros pilotos mulheres formaram uma associação, a Ninety-Nines, porque esse era o número final de mulheres pilotos que se juntou à organização.
Por um período de tempo que ela escreveu artigos sobre aviação * para a revista Cosmopolitan.
G.P. propôs a Amélia seis vezes antes, ela disse, "Sim". Casaram-se em silêncio, e ela com fio de sua irmã "Ao longo do cabo de vassoura com o GP de hoje. Quebrar a notícia com cuidado para Mãe". "Saltando em cima do cabo de vassoura", refere a um costume casamento celebrado por escravos em um momento anterior. Sua mãe desaprovava o casamento porque GP tinha doze anos mais velho e um homem divorciado.
Ela projetou a roupa apropriada para viajar ou descansar e até mesmo destinadas alguma bagagem leve para viagens aéreas.
Em 1932, um ano depois de seu vôo como passageiro outro lado do Atlântico, ela fez um voo transatlântico sozinha de Harbour Grace, Newfoundland para a Irlanda. Foi um vôo perigosos, devido ao fato de que seu altímetro * não estava funcionando. Ela não sabia que sua altitude *; quão alto ela estava acima do oceano, mas ela chegou com segurança e recebeu muitas honras na Europa.
Em 1934 ela fez um vôo de sucesso em todo o Pacífico a partir de Honolulu, Havaí para Oakland, Califórnia. Como medida de segurança neste vôo levava dois altímetros, bem como três compassos.
Dr. Elliot, presidente da Universidade de Purdue, pediu-lhe para se juntar ao corpo docente para orientar seus alunos 800 mulheres em suas carreiras. Vinte das mulheres expressaram um interesse em voar. Dois membros do conselho de administração Purdue doou 40.000 dólares para Amelia para comprar um Lockheed Electra, que mais tarde utilizado como ela tentado um vôo de volta ao mundo.
Uma noite, Amélia, e vestido com um vestido de noite branca e sapatos de salto alto, levou a Primeira Dama, Eleanor Roosevelt, e alguns repórteres mulheres para um passeio em seu avião. Eleanor Roosevelt quis aprender a pilotar um avião, mas o presidente disse: "Não".
Por seu círculo de vôo, que seria o globo, ela escolheu o capitão Harry Manning e como seu navegador Fred Noonan, um piloto veterano iria acompanhá-la parte do caminho. Seus planos eram de voar a partir de Honolulu para Lae, Nova Guiné, com uma parada na Ilha de Howland para reabastecimento.
O vôo teve início em 17 de março de 1937 com quatro pessoas a bordo; Amelia, Harry Manning, Fred Noonan, e Paul Mantz. Fred foi localizado no fundo do avião e ele e Amélia comunicadas pela subordinação notas para uma vara de bambu e passá-los para trás e para diante.
Eles pararam no Havaí, e em seguida, ao tentar decolar do Havaí, um pneu explodiu causando danos ao avião, que tinha de ser devolvido à Lockheed para reparação. O acidente terminou essa tentativa.
Em 1 de junho Amelia e Fred Noonan fez uma segunda tentativa, desta vez, invertendo a rota de vôo de oeste para leste. Voaram de Miami e Porto Rico, Venezuela, Brasil, África, Índia, Birmânia, Banguecoque, Singapura, Austrália e, depois, Lae, Nova Guiné.
Ela tinha o avião abastecido em Lae, e ela e Noonan partiu em 2 de julho de Howland Island, uma pequena ilha no Pacífico, com uma área de pouco mais de um quilômetro quadrado. O Ministério do Interior tinha construído três pistas para seu desembarque. Se ela perdeu a ilha, ela não teria combustível suficiente para chegar ao Havaí, que era 1600 milhas a leste.
Em algumas das transmissões passado * que recebeu dela, ela disse que estava com pouco combustível. Finalmente transmissões cessaram completamente. Uma mensagem Naval indicado provavelmente ela passou a noroeste da ilha e se perdeu devido ao brilho do sol nascente. Os ventos também foram mais fortes que o esperado e pode ter alterado o seu curso. A pesquisa foi iniciada, mas nenhum sinal do avião jamais foi encontrado. Após dezesseis dias da Marinha suspendeu a pesquisa.
Fred Noonan deixou uma noiva de um mês. Amelia deixou o marido, irmã, mãe, uma sobrinha, sobrinho, e muitos amigos.

domingo, 27 de setembro de 2009

Cataratas do Paraíso


Uma das atrações turísticas mais populares é, sem dúvida sobre a Venezuela Angel Falls, embora alguns chamam de forma diferente, como o filme UP! Pixar, onde é chamado Paradise Falls, refere-se a "Kerepakupai-meru" (em Pemon), a maior cachoeira do mundo, com quase 1 km de altura.
A viagem demorou 4 dias, saindo de Valência para Puerto Ordaz, depois de aqui ter a viagem a Canaima. Os últimos 3 dias são parte de um pacote turístico, reservado com antecedência.
Visite a nossa Galeria de Fotos
Dia 1. Puerto Ordaz. Momentos antes do pouso você pode ver os rios que circundam esta cidade fascinante, do Orinoco e Caroni. Chegamos em Puerto Ordaz até o final da manhã. O hotel onde o livro, para este primeiro dia é o Best Western Mara Inn, é exatamente em frente ao aeroporto. Eles têm vans para você e te leva para o aeroporto para o hotel na rua Guiana.
Deixamos a bagagem e se preparava para ir almoçar e conhecer alguns parques. Já com a câmera pronta, fomos para o parque da garoa. Foi uma quinta-feira e da quantidade de turistas, o parque foi pouco. Dedicamo-nos a visita ao parque, sem idéia niguno ou guia para os locais onde estavam, sinalizando não nos ajudou muito, o calor ea umidade são muito fortes ea fome começou a estar presente. Então chegamos ao momento em que vemos a majestade da natureza que nos faz saber como somos pequenos, nós chegamos no Mirador del Salto a garoa com tempo para tirar fotos com. Poucas cidades oferecem um contraste de urbanidade e da natureza tão perto como nós podemos mover-se da área industrial para a tranqüilidade do parque rodeado por rios.

Animação

D.Dinis


O rei D. Dinis foi o sexto rei da Primeira Dinastia, chamada Afonsina porque começou com o D. Afonso Henriques. Este rei governou em Portugal de 1279 a 1325. Reinar 46 anos é muito tempo! A esperança de vida nesta época era mais ou menos de 50 anos...
"D. Dinis fez tudo o que quis", é uma expressão muito verdadeira. Começou a reinar com 18 anos e era muito responsável, pois foi educado desde sempre para governar.
Uma das primeiras coisas que fez foi instaurar as chamadas Inquirições (não confundir com a Inquisição!). Esta medida não deixou o clero e a nobreza nada felizes, mas o rei não se importou.
Cada rei tinha um cognome, uma espécie de alcunha pela qual ficavam conhecidos. D. Dinis era "O Lavrador".
Era assim chamado por duas razões:
1. Desenvolveu a agricultura, dando terras para cultivar a quem não as tinha (mas apenas se as trabalhassem) e por transformar zonas de pântanos em terras próprias para a agricultura.
2. Mandou plantar o famoso pinhal de Leiria. Aliás, a verdade é que apenas substituiu os pinheiros mansos que já existiam por pinheiros bravos, de melhor crescimento e raízes mais fortes. Assim preveniu a erosão.
Para aumentar o comércio, D. Dinis promoveu as feiras francas, onde os comerciantes não pagavam determinados impostos. Por exemplo, não pagavam portagens, que já na altura eram caras.
Também ajudou a incentivar o comércio com outros países e protegeu a exportação para a Europa de produtos agrícolas, peixe e sal (que tínhamos muito), em troca de tecidos.
as ordens religiosas militares passaram a depender do rei, e foram substituídas pela Ordem de Cristo, que depois seria muito importante nos Descobrimentos.
Na cultura também foi um dos reis que se distinguiu mais. Além de ser poeta, protegia os nossos escritores e fazia com que se guardassem todos os seus escritos no Estudo Geral de Lisboa.
Por outro lado, fundou a Universidade de Coimbra, que foi durante muitos anos a única em Portugal! Foi a partir do seu reinado que todos os documentos passaram a ser escritos em português. Sabias que antes era tudo escrito em latim?
D. Dinis foi muito inovador. Infelizmente nem todos concordavam com as suas ideias o que levou a algumas guerras com o irmão, o rei de Castela, e mesmo com o seu filho mais velho.
Quem tentava sempre acabar com estes problemas era a rainha Santa Isabel, uma mulher muito religiosa e que se dedicava a ajudar os pobres e os inocentes. Dizia-se que fazia milagres, dos quais o Milagre das Rosas é o mais conhecido.
D. Dinis nasceu em Santarém, em 1261, e morreu na mesma cidade em 1325. Foi sepultado no Mosteiro de Odivelas. Era filho de D. Afonso III e de D. Beatriz.
Casou com D. Isabel de Aragão (um reino de Espanha) e teve dois filhos: D. Constança e D. Afonso, que veio a ser D. Afonso IV.

domingo, 13 de setembro de 2009

Tempo de Mudança


A meteorologia está a mudar: mais ondas de calor, mais vagas de frio, secas prolongadas, nível do mar a subir – e isto tudo por causa do aumento da temperatura no Planeta
O planeta Terra está cada vez mais quente, por causa do Homem. Com mais automóveis e mais fábricas, entre outras coisas, o número de gases que poluem o ar aumentou e formou-se uma espécie de «capacete» à voltado Planeta, que faz com que a temperatura aumente. Este fenómeno é conhecido por efeito de estufa. O ano passado, 2005, foi o mais quente em Portugal desde que há registos. O nosso país é um dos mais afectados na Europa pelas mudanças climáticas. E, se os níveis mundiais de poluição não diminuírem, a situação só vai piorar. Fica a conhecer os efeitos do aumento de temperatura, segundo os cientistas.

Receita da Hungria-Bavaroise de Frutos Silvestres


Ingredientes:
Frutos Silvestres
300 Gramas de açúcar
4 Folhas de gelatina
4 Folhas de gelatina vermelha
4 DI de natas


Modo de preparação
Leve o açúcar a ferver num tacho com 2dl de água.Triture os frutos silvestres já bem lavados para obter um poré,reservando alguens inteiros para decorar.
Quando a calda começar a ficar no ponto,junte a gelatina,previamente demolhada em água fria e escorrida.Assim que a gelatina estiver bem dissolvida,acrescente o poré e retire do lume.Deixe arrefecer e junte as natas batidas,envolvendo-as e não batendo,para incorporar.Deite a mistura numa forma de pudim passada por água fria e leve ao figorifíco.Passadas umas horas,desenforme enfeite com chantilly e frutos silvestres.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Leonardo da Vinci


Leonardo nasceu a 15 de Abril de 1452, na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, centro intelectual e científico da Itália. O seu talento artístico cedo se revelou, mostrando excepcional habilidade na geometria, na música e na expressão artística. Reconhecendo estas suas capacidades, o seu pai, Ser Piero da Vinci, mostrou os desenhos do filho a Andrea del Verrocchio. O grande mestre da renascença ficou encantado com o talento de Leonardo e tornou-o seu aprendiz. Em 1472, com apenas vinte anos, Leonardo associa-se ao núcleo de pintores de Florença.
Não se sabe muito mais acerca da educação e formação do artista, no entanto, muitos autores afirmam que o seu conhecimento não provém de fontes tradicionais, mas sim da observação pessoal e da aplicação prática das suas ideias.
Pintor, escultor, arquitecto e engenheiro, Leonardo da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento. Os seus desenhos, combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo, reflectem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática.
Durante o apogeu do renascimento, Da Vinci, enquanto anatomista, preocupou-se com os sistemas internos do corpo humano, e enquanto artista interessou-se pelos detalhes externos da forma humana, estudando exaustivamente as suas proporções. A seguinte imagem resulta destes seus interesses.
Os pensadores renascentistas viam uma certa perfeição matemática na forma humana. Esta imagem representa o corpo humano inserido na forma ideal do círculo e nas perfeitas proporções do quadrado.
A imagem foi usada por Luca Pacioli na ilustração do seu livro De Divina Proportione
Os pintores do Renascimento, e em particular Da Vinci, recorreram a conceitos de geometria projectiva (centro de projecção, linhas paralelas representadas como linhas convergentes, ponto de fuga) para criar os seus quadros com um aspecto tridimensional.
O ponto de fuga está colocado no olho direito de Cristo onde ele domina o primeiro plano. Os seus próprios braços, ao longo das linhas da pirâmide visual, reforçam a perspectiva.

sábado, 1 de agosto de 2009

A lenda do galo de barcelos


A lenda do galo de Barcelos já é muito antiga. Diz-se que tudo aconteceu no séc. XVI...
Conta a lenda que todos andavam muito assustados em Barcelos por causa de um crime que lá se tinha passado. É que o criminoso ainda não tinha sido descoberto e isso deixava as pessoas com medo.
Certo dia, apareceu na zona um galego (espanhol da região da Galiza) que passou logo a ser o principal suspeito. As autoridades acharam que era ele o culpado pelo crime e prenderam-no.
O galego defendeu-se, dizendo que ia a caminho de Santiago de Compostela para pagar uma promessa, mas ninguém acreditou nele...
Com toda a gente contra o galego, e ele sem poder provar que estava inocente, acabou por ser condenado à forca.
Como última vontade, o galego pediu que o levassem até ao juiz que o tinha condenado. Quando o galego chegou a casa do juiz, ele estava a deliciar-se com os amigos com um grande banquete. Voltou a dizer que estava inocente, mas, mais uma vez, ninguém acreditou nele...
Então, o condenado reparou num galo assado que estava numa travessa na mesa, prontinho para ser comido, e disse:
- É tão certo eu estar inocente como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.
Todos se riram da afirmação do homem mas, mesmo assim, resolveram não comer o galo.
Mas, quando chegou a hora de enforcarem o galego, na casa do juiz o galo assado levantou-se e cantou.
Afinal, o homem estava mesmo inocente!
O juiz correu até ao sítio onde ele estava prestes a ser enforcado e mandou soltá-lo imediatamente.
Passados alguns anos, o galego voltou a Barcelos e mandou construir um monumento em louvor à Virgem e a São Tiago para lhes mostrar o seu reconhecimento.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Trabalho-tucano


Os tucanos são aves conhecidas pelo seu grande bico.
Existem muitas espécies diferentes de tucanos, mas todas elas vivem na América Central e na América do Sul.
As espécies que melhor conhecemos são o tucano de peito branco, o tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho, os mais comuns.
Estas três espécies distinguem-se pelo tamanho, pela cor da plumagem, pelo aspecto do bico e pelo comportamento.
O maior de todos os tucanos é o tucano de peito branco. Esta espécie mede entre 55 e 61 centímetros de comprimento. Para teres uma ideia, é mais do que mede um bebé recém-nascido!
A cor da plumagem e do bico também é muito importante para reconhecer as diferentes espécies de tucanos.
Por exemplo, o tucano de peito branco, como o próprio nome indica, distingue-se pela plumagem branca na zona do peito e o tucano de bico preto pela cor negra do seu bico!
O bico de qualquer uma das espécies de tucanos distingue-se dos bicos das outras aves por ser muito comprido e resistente, e quase oco.
Este bico longo e oco serve para os tucanos apanharem alimentos, para se defenderem de outros animais, para impressionarem as fêmeas durante o ritual de acasalamento, para perfurarem os troncos das árvores e para catarem os parasitas que se instalam na plumagem!
Outra das características que todas as espécies de tucanos têm em comum são as patas. Para se empoleirarem melhor, têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás!
Para se alimentarem, os tucanos procuram comida na copa das árvores e, por vezes, no solo.
Apanham os alimentos com a ponta do bico e depois atiram a cabeça para trás para que a comida lhes caia na garganta. Prático, não é?
Os seus alimentos preferidos são os frutos, os insectos, os ovos e as crias de outras aves, imagina!
Dependendo da espécie a que pertencem, os tucanos podem viver solitários, em casais, ou em bandos que podem chegar aos dez indivíduos!
Também o ritual de acasalamento é diferente de espécie para espécie.
Por exemplo, o tucano de peito branco cuida da sua plumagem e da da fêmea que pretende cortejar. Além disso, também pode fazer "duelos" de bicos com ela!
O tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho têm uma aproximação diferente. Para conquistarem as suas amadas, oferecem-lhes pequenas porções de alimentos.
Afinal não é só o Homem que é conquistado pelo estômago...
Os ovos dos tucanos são incubados pelo macho e pela fêmea durante alguns dias e as crias abandonam o ninho com apenas algumas semanas.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Barreira do Som


O som é uma onda que viaja muito depressa até ao nosso ouvido. Espalha-se em todas as direcções mais ou menos a uma velocidade de 340 metros por segundo. Mais de mil quilómetros por hora!
Sabias que a velocidade do som varia conforme a temperatura ambiente e a altitude?
Quando está ao nível do mar, o som "anda" a 1220 quilómetros por hora! A esta velocidade chama-se Mach 1. Quando atinge o dobro da velocidade chama-se Mach 2.
A expressão "barreira do som" nasceu da ideia (errada) de que a velocidade do som era o limite da velocidade de voo de um avião.
Esta ideia mudou completamente quando o primeiro avião atingiu uma velocidade "supersónica" (acima da barreira do som).
A primeira vez que se atravessou a barreira do som foi no dia 13 de Fevereiro de 1947. Quem o fez foi um piloto de ensaios de nome Chuck Yeagen, no avião foguete Bell X-1.A 26 de Agosto de 1950, esta aeronave foi transferida para o National Air Museum, em Washington, EUA, onde está em exposição permanente.
Os aviões "normais" conseguem chegar a velocidades muito próximas das do som, mas falta-lhes a potência de motor e uma forma aerodinâmica que "corte" o ar.
O problema era que o ar cria muita resistência e não deixava os aviões andarem mais depressa. Só mais tarde é que os aviões a jacto surgiram e começaram a voar mais rápido.
Os engenheiros tiveram de criar aviões com uma forma que os tornasse mais velozes diminuindo a resistência do ar.
Sabias que, no momento em que um avião atravessa a barreira do som, se forma uma enorme nuvem à sua volta? Esta nuvem é provocada pela onda de som que, ao avançar, comprime a humidade do ar. Chama-se "cone de Mach".
E sabias que, ao voar, a uma velocidade supersónica, um avião cria, no seu rasto, um fenómeno chamado «estampido sónico»? Ou seja, um barulho parecido com o ribombar de um trovão.
Se o avião voar baixinho, o barulho pode até partir os vidros das janelas da casa das pessoas!
Quando está perto da barreira do som, as asas e as outras zonas de controlo começam a vibrar e a zunir, os comandos ficam baralhados e o avião é sacudido.
Imagina o susto que os pilotos antigos apanhavam quando isso acontecia!
No entanto, ao contrário do que se possa pensar, quando um avião ultrapassa a velocidade supersónica, o voo passa a ser suave, porque se passa a voar mais rápido do que as ondas de pressão.
O Concorde é o único avião de passageiros a voar acima da velocidade do som, ou “Mach 1”. Desenvolvido em conjunto por engenheiros britânicos e franceses, o Concorde foi apresentado ao público em 1967, mas só fez o seu primeiro voo em 1969.
Em Outubro de 1997, foi pela primeira vez quebrada a barreira do som em terra, por um carro a jacto (o Thrust SCC) projectado por uma equipa britânica.
No entanto, o recorde não foi oficialmente reconhecido porque a viagem ultrapassou o limite máximo de tempo dado para esta experiência (60 minutos). Mesmo assim, deve ter andado muito depressa!!!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lobo Ibérico


O lobo ibérico é uma das várias subespécies de lobos que existem. Tem este nome porque habita nas zonas altas da Península Ibérica (Portugal e Espanha)
O lobo é um animal da família do cão. É o maior dos canídeos. Mede cerca de 70 centímetros e pesa entre 25 a 40 kg. As lobas são um pouco mais gordinhas.
É um animal musculado, com uma grande cabeça, os membros são compridos e as patas muito volumosas. Geralmente, os seus olhos são cor de mel ou "amarelos", como alguns dizem.
As orelhas são triangulares, pequenas mas muito rijas. A cauda do lobo é muito peluda e fofinha.
O seu pêlo tem muitas cores, que estão todas misturadas: branco, negro, cinzento, grisalho, ocre e castanho.
Sabias que o pêlo do lobo se altera conforme a altura do ano?
No Inverno, é mais peludo (para combater melhor o frio). No Verão, o lobo ibérico tem menos pêlo e este é mais curtinho (assim suportam melhor o calor!).
Têm todos os sentidos muito apurados, são muito inteligentes e são pais muito cuidadosos, pois tratam muito bem dos seus filhotes.
Vivem em grupos que se chamam alcateias. Os lobinhos são muito brincalhões, mas é tudo para aprender a "ser lobo". E logo nessa altura se nota quem vai ser o próximo chefe do grupo!
Os lobos alimentam-se de carne, por isso, são animais carnívoros. Comem javalis, lebres, coelhos, etc.
Quando não encontram comida, sentem muita fome e não têm outra alternativa se não atacar os rebanhos. Por isso é que o Homem combate este animal.
Mas, lembra-te, o lobo só ataca porque tem fome! Normalmente, os lobos têm muito medo do Homem e evitam-no mesmo!
Sabias que também gostam de comer vegetais? Comem erva, amoras e figos. Que gulosos!
E sabias que os lobos adoram tomar banho?
Os lobos uivam para reunir a alcateia e para chamar os filhos. Os lobinhos aprendem a uivar com os seus pais. Os lobos reconhecem o uivar dos seus filhotes até seis quilómetros de distância!
O habitat natural do lobo (local onde gostam de viver) são as florestas, as matas e os matagais. Fazem a sua toca entre as raízes das árvores, debaixo das rochas ou em grutas.
Em Portugal há entre 150 a 200 lobos ibéricos. Vivem nos distritos do norte e do centro de Portugal. Mas nem sempre foi assim. No século XIX, havia muitos mais.
O Homem foi destruindo e colocando em rebanhos muitos dos animais que este comia.
Assim sendo, o lobo teve necessidade de ir para mais perto do Homem para se alimentar.
O Homem começou então a matar os lobos para que estes não atacassem os animais domésticos.
Esta prática, hoje em dia está mais ou menos controlada, mas o lobo muitas vezes leva com as culpas das acções dos cães selvagens, que não têm medo do Homem nem de atacar os seus animais!
O lobo Ibérico é uma espécie animal em vias de extinção e, como tal, é protegida por lei. Há diversos locais em Portugal que se dedicam à conservação e defesa do lobo Ibérico.
E, já agora, não tenhas medo do lobo mau!

Pablo Picasso


Pablo Picasso, nasceu em Málaga na Espanha (1881-1973). Picasso era filho de Maria Picasso Lopez e de José Ruiz Blasco. Como artista adotou o sobrenome de solteira de sua mãe. Seu pai também era um artista. Picasso foi um dos mais influentes artistas do século XX.
artista de mais de 22.000 obras de artes, incluindo cerâmicas, esculturas, litografias, mosaicos e outras formas de arte. Seu estilo e seus temas eram variados. Picasso mantinha sua vida pessoal e sua arte interligadas, retratando seus amores em suas telas. Quando o amor acabava, o que era uma representação de amor e adoração era distorcida e algumas vezes em suas pinturas aparecia como um monstro.
As mulheres de sua vida percebiam quando estavam sendo abandonadas por outra, simplesmente observando o seu trabalho. Picasso estudou em escolas de arte de Barcelona e Madri. Após uma visita à Paris em outubro de 1900, ele passou a viajar entre a Espanha e a França, até 1904, quando se estabeleceu na capital francesa. Foram vários os períodos de transição de suas obras.
O Período Azul de Pablo Picasso ocorreu entre 1901 e 1904. Retratou pessoas infelizes em tons azul, evocando sentimentos de tristeza e alienação. Acredita-se que este período tenha sido influenciado pelo suícidio de seu amigo Casagemas, ocorrido em 1901. Em 1904, Pablo Picasso iniciou seu Período Rosa. Este período transmitia mais otimismo. Conheceu neste mesmo ano, no mês de abril, Fernande Olivier, este novo romance deu início a nova fase. Sendo Fernande Olivier o primeiro de muitos amores, que serviram de inspiração para a sua arte. Os traços de Fernande Olivier aparecem em muitas das figuras femininas de seus quadros durante vários anos.
Em 1906, Picasso conheceu Henri Matisse, um artista renomado que se tornou seu melhor amigo. Picasso competia com Matisse e tentava impressioná-lo.
O ano de 1907 foi muito importante na carreira de Picasso. Ele pintou:
- Les Demoiselles d'Avignon (MOMA, em Nova Iorque). Este foi o trabalho mais importante em direção ao desenvolvimento do cubismo e da abstração moderna. É uma de suas obras mais admiradas, esta tela revolucionou a arte.
Pouco após o término de Les Demoiselles d'Avignon, Picasso e Georges Braque co-invetaram o cubismo, a arte de fazer figuras a partir de formas como triângulos e cubos. Na primeira fase deste movimento, conhecida como cubismo analítico, os artistas fragmentaram o objeto/pessoa em múltiplas formas geométricas.
Na segunda fase, conhecida como cubismo sintético, os artistas uniram diversas formas geométricas para representar uma pessoa, objeto ou outra forma, invertendo o processo da primeira fase. Em 1911 Picasso conheceu outra das importantes mulheres de sua vida, Marcelle Humbert, vindo a se separar de Fernande Olivier. Picasso chamava Marcelle de Eva, para demonstrar que ela era o seu primeiro amor. Marcelle também foi retratada em suas obras, mas morreu repentinamente em 1917.
Em 1918, casou-se com Olga Koklova, uma dançarina russa, com quem teve um filho chamado Paulo. Foram diversos os quadros de Picasso onde apareciam Olga com o filho. Em 1935 o casal divorciou-se. Com o passar dos anos ele passou a retratar a ex-mulher como uma terrível fera.
No começo da década de 1930, Picasso conheceu Marie Thérèse Walter, a nova musa para suas obras, com quem teve uma filha, Maia (19Ainda relacionando-se com Marie, Picasso conheceu Dora Maar em 1936, outro de seus muitos amores retratado em suas pinturas.
Apesar de ser um opositor declarado do General Franco, e de representar os males do conflito armado em Guernica, Picasso permaneceu em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, mesmo com a ocupação alemã. Durante a guerra Picasso uniu-se ao partido comunista e quando o conflito acabou ele viajou a Moscou para demonstrar seu apoio a Stalin.
Em 1942 Picasso conheceu a artista Françoise Gilot, com quem teve dois filhos, Claude e Paloma. Ela foi a única mulher a abandoná-lo (1953), e a única que não distorceu as suas pinturas. Ao contrário com o fim do romance o artista desfigurou sua própria imagem.
Em 1961, casou-se com Jacqueline Roque. Picasso foi ativo até o fim de seus dias. Faleceu em sua casa, em Notre-Dame-de-Vie, na França no dia 08 de abril, aos 91 anos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

La Tomatina


Reza a história que tudo começou quando um grupo de pessoas decidiu vingar-se de um homem que costumava passar pela Plaza del Pueblo, em Buñol, província de Valência, cantando e tocando um instrumento.
Ao que parece, o dito senhor cantava tão mal que a população local decidiu atirar-lhe com todos os tomates que conseguiu encontrar.
A moda pegou e, a partir daquela altura, a "guerra" de tomates passou a ser celebrada todos os anos na última quarta-feira do mês de Agosto.
Apesar de alguns protestos iniciais das autoridades espanholas, a "Tomatina" é,
desde 1959, patrocinada pela Câmara Municipal e integrada nas grandes festas do padroeiro da cidade.
Mas há uma condição: o início da "guerra" de tomates é marcado com um tiro, ao segundo sinal das autoridades a luta tem de terminar.
epois é pôr mãos à obra e ajudar as autoridades a limpar as ruas da pequena vila de Buñol!

terça-feira, 23 de junho de 2009

David, de Miguel Ângelo


Esculpida em 1501 (há mais de 500 anos!), «David» é considerada uma das estátuas mais famosas do mundo, ao lado de «Moisés» e da «Pietá», também de Miguel Ângelo.
Esta escultura foi feita em honra do rei David, que a Bíblia relata ter derrotado sozinho, apenas com a ajuda de uma funda (uma espécie de fisga) um poderoso gigante, chamado Golias.
Ou seja, os pequenos podem vencer os maiores, sem usar a força bruta
Mas esta famosa obra de arte tem alguns segredos que, num primeiro olhar, não parecem existir.
Vamos contar-tos todos!
Em primeiro lugar, sabias que a estátua não é do tamanho de uma pessoa normal? Tem precisamente quatro metros e trinta e quatro centímetros, é maior do que dois homens altos em cima um do outro!


A cabeça:
A cabeça do «David» é muito maior do que devia ser em relação ao corpo. Como nós vemos a estátua "cá de baixo", a cabeça tem de ser maior para compensar a distância a que a vemos. Se a estátua tivesse apenas 2 metros e a cabeça fosse nessa proporção, o David seria um cabeçudo!
Pensa-se que Miguel Ângelo a fez assim de propósito, porque sabia que a estátua ia sempre ser vista de baixo para cima.
Olhando desta forma, as pessoas veriam uma cabeça de tamanho normal!


A mão direita:
A mão direita é muito maior do que a esquerda.
Aqui as razões não são as mesmas da cabeça, já que a mão esquerda está perto da cabeça e a direita está para baixo. A explicação pode ser uma referência muito óbvia à «mão forte» de David, já que foi com ela que derrotou Golias.



Os pés:
Apesar de «David» personificar o homem de corpo perfeito, os seus pés são muito pequenos em relação ao resto do corpo.
Será, mais uma vez, uma questão de proporção? : )


Os olhos:
Provavelmente nunca ninguém reparou muito bem nos olhos do «David», porque a sua cabeça está muito longe do chão.
Nos últimos tempos, os olhos foram vistos de maneira diferente: os especialistas dizem que os olhos da estátua são... de um míope!


A nudez:
Sabias que há pessoas capazes de tudo?
É que o «David» está completamente nu, como era normal nas esculturas da época.
No entanto, existem muitas pessoas que não concordam com isso e consideram a estátua um pouco imoral. Sabias que houve uma associação que recolheu 20 mil assinaturas a exigir que se vestissem umas cuequinhas na estátua?
Enfim...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cristo Rei


Depois da língua (que é o português) sabes qual é a coisa mais parecida que têm Portugal e o Brasil?
É o monumento ao Cristo Rei!
O monumento do Brasil está no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, sendo conhecido como «Cristo Redentor», e o de Portugal está na cidade de Almada, olhando para Lisboa e para o rio Tejo.
As duas estátuas são muito, muito parecidas. A grande diferença está no tamanho: a brasileira, com 38 metros de altura (do tamanho de mais de 20 pessoas em cima umas das outras), tem mais 10 metros do que a portuguesa.
A história do Cristo Rei começou em 1934 com a visita do Cardeal Patriarca de Lisboa ao Rio de Janeiro. Lá visitou o Cristo Redentor e achou que a capital também devia ter uma estátua igual a olhar pelos fiéis.
Em 1937 a ideia, que foi muito bem recebida, começou a ser posta em prática.
Mas não penses que foi fácil! Antes de mais nada era preciso muito dinheiro para construir um monumento tão grande!
Em 1939 tinha-se ainda recolhido muito pouco dinheiro para começar a construção. Com o início da 2ª Guerra Mundial (na qual Portugal não participou) nasceu mais um motivo para se erguer o monumento.
O terreno onde se construiria a grande estátua foi comprado em 1941, mas só em 1950 é que se contratou um escultor para fazer o modelo.
Pela falta de dinheiro, as obras foram avançando muito lentamente e só em Maio de 1959 é que finalmente se pôde ver o monumento concluído!
Sabias que o Cristo Rei brasileiro foi inaugurado em 1931? E sabias que está 740 metros acima do nível do mar? Pesa 1145 toneladas e os seus braços abertos têm 30 metros!
Mas não penses que o nosso monumento lhe fica muito atrás. Os seus números também são muito grandes: tem um pedestal de 82 metros e pesa no total 40 000 toneladas!
Mas não nos fiquemos por aqui! Ora vê:
- Altura total (pedestal + estátua): 110 metros
- Vê-se a 20 quilómetros de distância
- Altura da cabeça: 4 metros
- Coração: quase 2 metros
- Braços: 10 metros
- Altura da manga: 5 metros
- Largura de dedo a dedo: 28 metros
Ufa! É mesmo muito grande! Imagina um abraço daquele tamanho!
Queres saber uma curiosidade?
A estátua tem no seu interior uma escada metálica para se poder visitar toda a sua parte de dentro.
Nas mãos e na cabeça existem aberturas, mas por razões de segurança estão fechadas ao público. É que o vento é muito, muito forte naquela zona.
Sabias que só mais de 40 anos depois da sua inauguração, é que o Cristo Rei foi restaurado pela primeira vez?
O betão estava a desfazer-se e conta-se que se desprendiam do monumento pedras do tamanho de uma mão.
Imagina se caíam em cima de alguém!
O importante é que agora foi recuperado e vale mesmo a pena visitar, mesmo que não se seja católico: a vista é belíssima!

domingo, 21 de junho de 2009

gooooooooooooolo!!!

Santos Populares




O mês de Junho é, tradicionalmente, o mês dos Santos Populares: St. António, S. João e S. Pedro. Contudo há que fazer uma grande distinção entre popular e popularucho. Podemos olhar para estes santos como uma boa desculpa para comermos umas sardinhas e saborearmos a alegria vínica. Podemos olhar para eles como uns “porreiros” pois até nos dão um feriado ou como boa desculpa para casamentos mediáticos incluindo os que de religiosos nada têm. A esta visão dos Santos chamamos de popularucha.
Podemos também olhar para eles como três homens que no seu tempo tiveram, mesmo com as suas fragilidades humanas, coragem de proclamar e viver o Amor a Deus e de Deus.
St. António dizia que “tudo é nada, excepto Amar a Deus”. É visto como o casamenteiro… e certamente ficará feliz se os casais descobrirem que o seu matrimónio é o Sacramento do amor e são o sinal do Amor de Deus pelos Homens. Certamente ficará feliz se os casais e cada pessoa descobrir que é no amor a Deus que toda a vida tem que acontecer. Ficará feliz, se cada acólito encontrar a verdadeira vocação a que é chamado.
S. João, o Baptista, amou tanto a Cristo que, para o anunciar, deu a sua vida. Foi ele que, com Jesus no Jordão, transformou um baptismo de conversão num baptismo de Filiação Divina. Várias vezes o quiseram fazer Messias, mas ele sempre respondeu que não. Ele apontava o Cordeiro de Deus dizendo: “que Ele cresça e eu diminua”.
S. Pedro, discípulo de Jesus, também entregou a sua vida pelo Seu Mestre. Caminhou com Cristo, sendo um simples pescador foi escolhido par guiar a Igreja nascente. Vacilou e negou-O, mas reconhecendo a sua fragilidade professou novamente o seu amor: “Tu sabes tudo, Senhor, bem sabes que Te amo!”
Três Santos. Três homens iguais a tantos outros. Três pessoas de situações sociais e económicas diferentes, bem como de diferentes níveis culturais e académicos. Contudo, três homens unidos no mesmo Amor, marcados e apaixonados pelo mesmo Jesus. Podendo valerem-se das suas condições, viveram com simplicidade e humildemente. Três dos Santos mais venerados por toda a Igreja e mais respeitados em todas as culturas e mesmo pelas outras religiões. Três homens que são para nós exemplo e estímulo para vivermos a Santidade que recebemos no Baptismo. Talvez por isso eles sejam tão populares entre nós: porque sendo do povo, nos indicam Aquele que deu a Sua Vida pelo Povo. O Acólito tem nestes três homens a grande força e exemplo do seu serviço, dedicação e amor à Eucaristia.
Existe uma que:
Santo António já se acabou,

O São Pedro está-se acabar,
São João,São João,São João,
Dá cá balão para eu brincar.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Os canhotos


A maior parte das pessoas é destra... Destra?
Bem, antes de mais vamos às palavras:
- destro (ou dextro) - é quem usa principalmente a mão direita. Isto vê-se bem é no escrever.
- canhoto - é quem usa principalmente a mão esquerda.
- esquerdino - é o mesmo que canhoto, mas usa-se mais para quem é canhoto de pés.
Canhoto de pés?
Sim. Há pessoas que são destras de mãos e esquerdinas nos pés: chutam de preferência com o pé esquerdo, quando começam a caminhar dão o primeiro passo com o pé esquerdo e usam-no também primeiro para pisar ou para subir degraus.
O contrário também acontece: canhotos de mãos e destros de pés!
E como é ser canhoto?
Hoje em dia não é grande problema, pelo menos actualmente, mas há uns anos, ser canhoto era muito difícil.
Além de ser motivo de troça, os canhotos eram obrigados a usar a mão direita, sobretudo quando era para escrever... E isso não dá muito jeito.
Se fores destro, experimenta lá escrever com a mão esquerda
É difícil, não é?
Sabes o que faziam aos canhotos para os obrigar a escrever com a mão direita?
- Amarravam-lhes a mão esquerda atrás das costas para só usarem a direita;
- Davam castigos duros a quem fosse apanhado a escrever com a mão esquerda;
- E batiam, para que não se pudessem esquecer disso...
As pessoas não se lembravam era que os canhotos só não escreviam com a mão esquerda, mas tudo o resto (varrer, cavar, pegar em algo, torcer, engomar, apertar, usar ferramentas, etc.) continuava a ser feito com a sua mão preferida!
Pois, e tudo porque o lado esquerdo significa o que é mau. Uma tradição e crença muito antiga.

domingo, 14 de junho de 2009

Wolfgang Amadeus Mozart


Nasceu em Salzburg, Áustria, em 27 de janeiro de 1756. Morreu em Viena, em 5 de dezembro de 1791.
Foi influenciado por todas as correntes de sua época, mas não pertence a nenhuma delas. A sua influência sobre os que o sucederam foi pequena.
Os trabalhos da primeira mocidade são admiráveis apenas pelo fato de terem sido feitos por uma criança.
Como a sua obra foi publicada sem número de Opus, Ludwig von Köechel fez, em 1862, um registro cronológico-temático, onde as obras têm números, em ordem cronológica, que se citam precedidos da letra K.
Mozart não é um compositor de tipo instrumental como Haydn ou Beethoven, mas sim de tipo vocal como Handel ou Schubert. As suas obras instrumentais, no geral, têm valor inferior; são trabalhos de rotina ou por encomenda.
Suas missas são alegres e brilhantes, com vívidos acompanhamentos orquestrais, árias em estilo operístico e coros.
Embora riquíssimo em invenção melódica, sua melodia nem sempre é pessoal. Isto porque no século XVIII, antes do pré-romantismo, não se exigia originalidade nem genialidade (conceitos românticos). Por isso é confundido, facilmente, com outros compositores da sua época. Seus temas se parecem, por exemplo, com os de J. C. Bach. Mozart escreveu seguindo o estilo do seu tempo.
Embora para o leigo a música de Mozart seja também parecida com a de Haydn, seu contemporâneo, há uma diferença: Haydn não usa o folclore vienense, mas sim o húngaro e eslavo, enquanto Mozart faz exatamente o contrário, usa o folclore vienense. Mas enquanto o primeiro usa o folclore como uma fonte vital para sua arte, Mozart usa-o como um divertimento, em obras ou trechos de menor seriedade musical. Outra diferença: Mozart explora suas invenções melódicas duma maneira mais conservadora, ortodoxa, dentro de limites estritos; Haydn, ao contrário, emprega as formas que cria duma maneira mais livre, heterodoxa, antecipando a arte de Beethoven.
Apesar de muitas obras-primas instrumentais, convém admitir que Mozart é compositor de tipo vocal. Suas obras mais "mozartianas" são as óperas. Ele próprio se considerava, antes de qualquer outra coisa, como um compositor de ópera e suas óperas são, de todas as suas obras, aquelas que ele próprio mais admirava.

Ludwing van Beethoven


Osmar Pinheiro é membro da Academia de Letras do Recôncavo. Além de escritor, é músico, com passagem pela Orquestra Sinfônica da Bahia, tocando violino. Seu último livro publicado faz referência a Beethoven, um compositor genial.
Ludwig van Beethoven é o nome admirado em todo mundo. Ele nasceu no dia 16 de dezembro de 1770 e teve como berço a histórica cidade de Bonn, localizada no Estado da Renânia do Norte – Vestfalia, na Alemanha. Conforme descreve Osmar, Bonn desfrutava, já àquela época, de uma sociedade culta e possuía um teatro. Ali, ainda hoje, mantém-se o Münster, catedral romântica, cujo coro remonta ao século IX. A casa onde nasceu Beethoven foi conservada e transformada em museu.
Johnn van Beethoven, pai do compositor, era viciado em bebida alcoólica, músico e gostava decantar. Madalena Kewerich e como se chamava a mãe de Beethoven. Ela foi doméstica, tenra e meiga. Madalena tinha beleza em seu rosto fino e olhos grandes. Uma rainha dólar, pois procurava cuidar bem dos filhos, apesar da vida devastadora do marido, constantemente embriagado, chegando até a ser procurado pela polícia para ser preso, declara o autor.
O pai, deu a Beethoven as primeiras aulas de música. Percebendo o talento, procurou explora-lo, levando-o a apresentar-se como pianista, com apenas oito anos de idade. Passou a estudar com Van Den Eeden, músico e organista da corte. Também estudou com o oboísta Dfeiffer. Aos treze anos era convidado como clavecinista da capela do príncipe.
Em 1781, passou a estudar com Cristian Gottlob Neef, mestre do cravo, que transmitiu-lhe o maravilhoso mundo de Bach, além de Mozart e Haydn. Seu progresso foi tanto que mandaram-no para Viena em 1787 estudar com Mozart. Nessa ocasião tinha dezesseis anos.
Assim, o autor relata a ascensão do compositor, até à fase adulta.

Porque não devemos deitar lixo ao chão


Não deitar lixo no chão é uma questão de respeito (que é ser educado e correcto). É respeitar o Ambiente, que é tudo o que nos rodeia, e respeitar as outras pessoas.
O local onde estamos e onde vivemos deve estar sempre limpo. O lixo traz doenças, mau cheiro e bichos nojentos... E fica feio, não é?
Então o que fazemos com o lixo?
Para já é preciso saber que há vários tipos de lixo: o biodegradável e o não biodegradável.
Sabes o que é que quer dizer "biodegradável"?
Quer dizer que é uma coisa que a própria Natureza faz desaparecer sem a ajuda das pessoas, desfazendo-se e desaparecendo sozinha.

Sabias que muito do lixo que existe por aí são coisas que o Homem produz e que não são biodegradáveis? É o caso dos plásticos, da esferovite ou do vidro.
E o que fazer com essas coisas? Reciclar!
Reciclar é transformar o lixo em coisas novas. Por exemplo, com garrafas velhas, recicladas, pode fazer-se vidro novo. Com papel usado pode fazer-se papel novo!
O lixo deve ser sempre colocado nos locais próprios, para ser recolhido e poder ser tratado e reciclado.
Por isso, não deites o lixo no chão! Leva-o contigo e deita-o no caixote, de preferência no caixote certo!
Não te esqueças de ensinar os adultos a fazer o mesmo. Ninguém gosta de sítios sujos e um mundo limpo é muito melhor!

sábado, 13 de junho de 2009

Icebergue


Um icebergue é um gigantesco bloco de gelo que flutua no mar, navegando à toa pelos oceanos polares.
Este bloco de gelo, por se ter destacado do glaciar ou da barreira de gelo onde se encontrava, fica à superfície das águas, como uma ilha, até que os ventos e as correntes o levem para águas menos frias onde vai derretendo (mas é um processo muito lento).
Sabias que o frio que sai deles até pode levar à formação de neblinas? É muito perigoso porque ficam escondidos no meio dela.
E sabias que só 10% do icebergue é visível? O restante está imerso, ou seja, encontra-se dentro de água. Submerso também é uma palavra adequada a este fenómeno.
Como deves calcular, os icebergues não se deslocam sozinhos. São ajudados pelas correntes marítimas e pelos ventos fortes.
Os icebergues são característicos dos mares do Pólo Norte e do Pólo Sul. Podem ser observados perto da Gronelândia e da Antárctida.
O maior icebergue visto até hoje media 335 quilómetros de comprimento e 97 quilómetros de largura!
O icebergue mais alto tinha cerca de 170 metros e estava próximo da costa ocidental da Gronelândia.
Os icebergues não estão assinalados no mapa. Óbvio!
Sabias que muitos icebergues são maiores do que certos países (dos mais pequenos, claro!)?
Muitas vezes, os icebergues representam um perigo para os navios e embarcações que se encontram no mar. Lembras-te da história do Titanic?

Á noite,no museu


À Noite, no Museu é uma comédia de acção cheia de aventuras, num Museu que ganha vida à noite…
Apesar de ser um azarado, Larry Daley (Ben Stiller) tem bom coração e sonha que o destino lhe reserva algo de grandioso.
O que nunca imaginou foi que o destino lhe planeava algo de extraordinário ao encaminhá-lo para o que parecia ser um "emprego menor", como segurança nocturno do Museu de História Natural.
Durante o turno de Larry começam a acontecer coisas espantosas…
Gladiadores romanos, índios e "cowboys" saem repentinamente dos seus locais de exposição no Museu e travam grandes batalhas épicas.
Na sua busca pelo fogo, um Neandertal incendeia o seu próprio expositor; Átila, o huno, assalta os seus vizinhos do lado e o T-Rex relembra-nos por que razão é o predador mais feroz da História.
No meio do caos, a única pessoa a quem Larry pode pedir ajuda é à figura de cera do presidente Teddy Roosevelt (Robin Williams) que auxilia o nosso herói a salvar o Museu.

Halloween




Sabias que Halloween vem de Dia de Todos os Santos?
Este diz-se em inglês All Hallows Day. Como sabes, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
Como já dissemos, acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.
Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem...
Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida

Aqueles que cantam,cantam bem

Trabalho-tatu



O tatu é um mamífero pequeno, mais ou menos do tamanho de um gato, mas que é muito especial: tem uma espécie de armadura que o protege contra os inimigos. (Em espanhol, o seu nome é "armadillo"...)
Esta "armadura" é composta por umas placas muito fortes que envolvem todo o seu corpo, da cabeça até à ponta da cauda.
O corpo é castanho e pode ter variações entre o castanho claro e o amarelado.
A gravidez da mãe tatu demora mais ou menos dois meses. As crias nascem entre dois a quatro por ninhada.
Sabias que os filhotes do tatu nascem sem pêlos, sem dentes, sem ouvir, sem ver e com a boca tapada por uma membrana que só tem uma pequena abertura que lhes permite mamar?
Depois, conforme vai crescendo, tudo muda!
Para fazer a sua toca, o tatu cava túneis muito profundos na terra mole da floresta. É na toca que passa a maior parte do dia e ela é tão grande que podem morar lá vários tatus.
Sabias que cada toca tem mais do que uma abertura?
Mas, se o tatu passa o dia dentro da sua toca, como é que come?
Bom, como é um animal noctívago (que dorme de dia e sai à noite) o tatu vai à procura de alimento depois de escurecer.
Os tatus são bons caçadores porque são muito rápidos em terra firme e nadam bem.
Comem insectos (principalmente larvas) e outros invertebrados, pequenas cobras e alguns vegetais, como raízes, frutos, etc.
Sabias que este animalzinho de cinco quilos vive apenas na América?
Dizem que tem milhares de anos! Quer dizer, a sua família tem milhares de anos, porque o bichinho em si vive só cerca de quinze...
seu antepassado pré-histórico era muito maior. Chegava a ter o tamanho de um filhote de elefante!
Os maiores inimigos dos tatus são os homens, que gostam muito da sua carne para comer, mas também as onças e as aves de rapina.
Claro que estas nem sempre têm sorte, porque quando o tatu se sente ameaçado enrola-se todo e nenhum inimigo (sem ser o Homem) consegue capturá-lo!
Sabias que os tatus, tal como as preguiças, fazem parte de uma ordem de animais chamada "sem dentes"?
Uma coisa engraçada é que estes dois animais têm dentes! Algumas espécies de tatus até têm 90 dentes!
Se calhar têm este nome porque os seus dentes, apesar de até serem muitos, não têm raiz! São assim como os nossos dentes de leite...

Trabalho-lince


O lince é um dos raros felinos "grandes" que se podem encontrar no Hemisfério Norte (na Europa Ocidental e na América do Norte), em regiões de floresta e matagal espesso.
Adoram as montanhas e as grandes altitudes!
Este "gatinho" em ponto grande tem pouco mais de 1 m de comprimento, uma cauda curta e orelhas com tufos negros compridos.
O pêlo do lince é longo e sedoso, de cor castanho-avermelhada ou cinzenta, com manchas negras.
Possuem as patas grandes e bastante peludas, o que facilita a sua locomoção na neve alta.
Sabias que por cá também existem linces?
É o famoso lince ibérico, que é completamente diferente dos linces do resto da Europa.
Infelizmente, por várias razões, o lince ibérico encontra-se em perigo de extinção.
Em Portugal, o principal núcleo populacional desta espécie encontrava-se na Serra da Malcata, na Beira Interior, mas há muitos anos que não é visto nenhum...
Em Espanha, existem cerca de 150 exemplares da espécie, 30 deles mantidos no Parque Nacional de Doñana, no Sul, num programa de reprodução em cativeiro.
Como bom felino que é, o lince é carnívoro, precisando de comer 1 kg de carne por dia. Alimenta-se de lebres, coelhos e outros roedores, aves, cervos, veados e cabras.
O problema do lince, na Europa, foi o facto de caçar tantos carneiros que foi caçado pelo Homem quase até a extinção.
Na América existem o lince canadiano e o lince vermelho dos Estados Unidos e do México.Outra característica felina do lince é o facto de ter hábitos nocturnos. Durante o dia gosta de andar "a preguiçar", ao fim do dia e ao amanhecer vai caçar.
Já alguma vez ouviste a expressão "ter olhos de lince", aplicada a alguém?
Isso quer dizer que a pessoa vê muito bem. Tal e qual como os linces!
Aliás, foi baptizado com o nome de lince em homenagem a Linceu, herói da mitologia grega conhecido pela sua visão excepcional.
Além ver muito bem, o lince ouve também muito bem, o que o torna um excelente caçador.
Escondido entre os rochedos ou atrás de troncos, o lince espreita as suas vítimas e salta sobre elas de surpresa, mordendo-as no pescoço.
Sabias que come apenas carne fresca, abandonando aquilo que não consegue comer?
O período de gestação do lince dura aproximadamente 74 dias, depois dos quais nascem entre 1 e 5 filhotes, no fim da Primavera.
Os filhotes nascem em cavernas, tocas ou grutas e, enquanto são pequenos, não se afastam muito do local onde nasceram.
Caçam sempre acompanhados pela sua mãe, depois dos três meses de idade.
Uma curiosidade engraçada é que fêmea volta sempre ao mesmo local para dar à luz outra ninhada.
Em liberdade, os linces podem viver mais de 15 anos.

Vasco da Gama


Sabias que ele foi uma das figuras mais importantes da nossa História? E sabes porquê? Se ainda não sabes, nós vamos dar-te uma ajudinha!
Vasco da Gama nasceu em 1468, provavelmente na cidade de Sines (não se tem bem a certeza porque naquela época não se registavam as coisas como hoje).
Foi este navegador português que, em 1497-98, descobriu o Caminho Marítimo para a Índia, ou seja, como lá chegar por mar.
Até então, o caminho habitual para os europeus era por terra, o que demorava muito tempo...
A Índia tinha especiarias, que era uma mercadoria valiosa na Europa, o que interessava aos portugueses (e a outros povos) para as venderem de novo e assim ganharem muito dinheiro.
Quanto mais barato se comprasse, menos se gastava e podia-se vender na mesma ao preço habitual, por isso esta descoberta era muito importante!
Evitavam-se assim os intermediários, que vendiam as mercadorias sempre um pouco mais caras do que as tinham comprado, claro!
No dia 8 de Julho de 1497, por ordem do rei D. Manuel I, Vasco da Gama partiu do Restelo, em Lisboa, com 170 homens e quatro barcos para tentar chegar à Índia por mar.O mais complicado foi passar no Cabo da Boa Esperança, no extremo (sul) da África do Sul, onde há sempre muitas tempestades.
O que lhe valeu foi que o navegador Bartolomeu Dias já o tinha conseguido dobrar em 1488, e assim os marinheiros de Vasco da Gama já não tiveram tanto medo, pois já sabiam os segredos do Cabo.
Sabias que antes de Bartolomeu Dias o ter dobrado, o Cabo da Boa Esperança se chamava Cabo das Tormentas? É que não havia navio nenhum que ali não naufragasse!
Em Maio de 1498, chegou a Calecute (na Índia) com a caravela Bérrio e as naus São Gabriel (comandada por ele) e São Rafael (comandada pelo irmão, que se chamava Paulo da Gama).
Quando voltou a Lisboa, em Agosto de 1499, foi recebido por D. Manuel I com muitos elogios e alguns "prémios" pelo bom serviço que tinha prestado ao reino.
Um desses "prémios" foi poder passar a ser chamado de "Dom", um título que o rei só dava aos senhores mais importantes do reino.
Vasco da Gama ainda fez mais duas viagens por mar até à Índia. Uma em 1502 e outra em 1524.
Quando regressou da viagem de 1502, em 1504, foi novamente recebido muito bem e ganhou os títulos de conde da Vidigueira e de vice-rei da Índia.
Morreu pouco depois da sua última viagem, no dia 25 de Dezembro de 1524, em Cochim, na Índia, devido a uma doença muito grave.

Muralha da China


Muralha da ChinaSímbolo do espírito nacional da China, a Grande Muralha é o cristal de inteligência e de saber do povo da China antiga. Esta muralha constituiu um sistema completo de defesa militar durante a época das armas frias. Nos tempos modernos se apresenta como um espaço remarcado de aventuras transformando-se desta forma em importante atração turística, tanto para chineses como para turistas estrangeiros.A Grande Muralha extende-se por cinco mil kilômetros de leste a oeste no norte da China como um imenso dragão percorrendo seu caminho pelos desertos e montanhas. Considerada uma das sete maravilhas do mundo, despertou a curiosidade, o interesse e a admiração de todo o planeta. A Grande Muralha figura no catálogo de relíquias culturais e foi incluída em 1987 no Patrimônio Cultural Mundial da Unesco.Sua construção se iniciou no período de primavera e outono (770-475 a. C) se prosseguiu no período dos Reinos Combatentes. Durante esta prolongada época, teve na China sete reinos independentes: Chu, Qi, Wei, Han, Yan, Qin e Zhao que para se defenderem das incursões vizinhas cada um destes reinos construiu suas próprias muralhas em terrenos de difícil acesso. No ano de 221 a.C, o reino de Qin conquistou os outros seis estados e resolveu portanto unificar toda China, ordenando a união das muralhas levantadas por cada reino e construir novas tramas.Desde então, a Grande Muralha passou a fazer parte da história da China com o nome de “Muralha do Dez Mil Li” (dois Li equivalem a um kilômetro), nome que foi conservado até os dias de hoje e vem sendo usado pelos chineses. A fim de protegerem-se contra as invasões dos hunos, as dinastias seguintes deram continuidade aos trabalhos de manutenção e reparação da muralha. As reparações de maior envergadura se realizaram durante as dinastias Qin, Han e Ming.A muralha existente foi reconstruída sobre a base original nos tempos da dinastia Ming até alcançar uma largura de 5.660 Km, começando por Shanghai a leste para Jiayu a oeste, atravessando também quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu), duas regiões autônomas (mongólia e Ningxia) e Beijing.O desenho e a construção da Grande Muralha são um reflexo fiel da sabedoria dos estrategistas e construtores daqueles tempos. Os muros, corpo principal da obra, se construíram aproveitando os contornos das montanhas e dos vales. Além dos muros, ao longo da muralha levantaram-se torres, passos estratégicos e atalayas que tinham por função servir como um alarme a possíveis ataques.Ainda que a Grande Muralha tenha cumprido sua missão por muito tempo, sua permanência para a humanidade constitui em um valiosíssimo legado cultural, histórico, artístico, arquitetônico e turístico.

O que são as vitaminas?






As vitaminas são elementos essenciais para o nosso corpo e para uma vida saudável.
Obtêm-se através dos alimentos, pois o nosso corpo não as "fabrica" sozinho. São muito importantes para o funcionamento do nosso organismo e para nos protegermos de muitas doenças.
Quando temos falta de uma dada vitamina (ou de várias), o nosso organismo funciona mal e surgem doenças. Essas doenças chamam-se avitaminoses. Algumas delas são tão importantes que têm nomes especiais, como o escorbuto ou o beribéri, por exemplo.
A falta de uma ou mais vitaminas pode acontecer quando a nossa alimentação não é suficientemente variada, quando há problemas no nosso organismo que alteram a absorção das vitaminas ou quando, por razões várias, o nosso corpo está a consumir mais vitaminas.
Para resolver esse problema, pode rever-se a alimentação, e ingerir mais alimentos que têm as vitaminas que nos fazem falta, ou então podem tomar-se suplementos vitamínicos.
É mais raro, mas também pode acontecer o contrário: excesso de vitaminas. A hipervitaminose pode acontecer quando ingerimos um certo tipo de alimentos a mais ou se tomamos vitaminas a mais.

Eu ajo para termos um Ambiente melhor


Se queres apoiar alguma causa ambiental, repara nestas informações. Pensa no que TU podes fazer (e convidar os outros a fazer) para melhorar as coisas.
Calcula-se que um corte de 50% na produção de CFCs reduziria 95% dos danos na camada de ozono.
Três litros de um produto solvente podem contaminar mais de 50 milhões de litros de água subterrânea.
Apesar das proibições e leis internacionais, a marinha mercante mundial lança diariamente no mar 450 mil recipientes de plástico.
Uma lata de alumínio pode ser refeita e reposta no mercado em apenas seis semanas.
Apenas uma parte de óleo por cada milhão de partes de água já é o suficiente para a água potável ter um cheiro e um sabor estranhos.
Calcula-se que, anualmente, se despejam nos oceanos quase 40 mil toneladas de chumbo.
Cerca de 8 mil milhões de quilos de lixo são deitados para o mar todos os anos.
O fabrico de fraldas descartáveis consome mais de mil milhões de árvores por ano.
Na Grã-Bretanha gastam-se mais de trezentos milhões de pacotes de lenços de papel por ano.
O Brasil perde, anualmente, 50 mil quilómetros quadrados de florestas.
Cerca de 40% do total das vendas de pilhas durante o ano é efectuado durante a época do Natal.
Os norte-americanos compram e deitam fora mais de 500 milhões de isqueiros não recarregáveis por ano.